Região Norte

 A região Norte brasileira, apesar de ter influência portuguesa em sua culinária, é a que possui mais proximidade com a culinária indígena. A mandioca, alimento básico dos índios, é preparada e servida de diversas formas. Com a maior bacia hidrográfica do mundo, a região amazônica também oferece uma rica variedade de peixes. Esses dois componentes, aliados aos frutos e raízes locais, tornam as comidas típicas da região Norte brasileira as mais exóticas, saborosas e únicas do Brasil.


Caruru ParaenseO caruru é um cozido de quiabo ou carurus que costuma ser servido acompanhado de acarajé ou abará, de pedaços de carne, frango ou peixe, de camarões secos, de azeite de dendê e de pimenta.




Pato No Tucupi: O prato é preparado com o tempero do pato, deixado para marinar e após refogado e cozido de panela, para amaciar. Após isso o pato é destrinchado e assado no forno apenas para dourar. Na etapa final do preparo o pato é fervido com o tucupi, jambu e algumas folhas de chicória. É servido tradicionalmente com arroz branco e farinha de mandioca, além do molho de pimenta de cheiro.




Pirarucu de Casaca: É prato frio tradicional amazonense. Um dos pratos mais tradicionais da região Norte, o Pirarucu de Casaca é sucesso nos festejos juninos. A receita regional que recebe influências portuguesas, incorpora o pirarucu a uma deliciosa mistura de temperos doces e salgados.






Caldeirada de Tambaqui: É a principal espécie amazônica cultivada no Brasil. De carne bastante saborosa rica em proteínas e sais minerais. A parte mais nobre desse peixe são as costeletas que podem ser preparadas grelhadas ou assadas.