Região Centro-Oeste

 A Região Centro-Oeste possui uma gastronomia variada. A culinária mato-grossense tem pratos exóticos. A maioria dos pratos típicos é à base de peixe (de água doce).  A culinária mato-grossense-do-sul tem pratos característicos da região, mas com influência das culinárias da Argentina, da Bolívia e do Paraguai. Goiás apresenta a culinária variada, caseira e possui traços da cozinha mineira. Em Brasília, não existe nenhum prato realmente típico, pois a capital é uma cidade de misturas. A população é formada por pessoas de todas as regiões. Brasília possui uma cultura variada, assim como a culinária, com traços de todos os cantos do Brasil


Arroz Com Pequi: O arroz com pequi simboliza a história da cozinha de Goiás, por sua origem simples e agregada a uma história de contribuições multiculturais associadas ao sabor, aroma e significado particular do prato típico local. 




Peixe Na Telha:  Esta sempre presente nos restaurantes e nas casas dos goianos. Na receita tradicional é usado peixe de água doce, de couro e em postas, geralmente Pintado ou Surubim com molho de tomate, açafrão, leite de coco e creme de leite. Acompanha arroz branco e um pirão feito com o caldo da cabeça e da espinha do peixe.



Mojica De Pintado: De origem indígena, a palavra “mojica” significa “o que vem do rio com mandioca”. O termo dá nome a um dos pratos mais característicos da culinária de Cuiabá. A Mojica de Pintado é um prato feito à base de pintado ensopado com mandioca. O Pintado, é um peixe totalmente tradicional na cultura cuiabana.



Caldo De Piranha: É uma iguaria comum, principalmente na Rota Norte de Mato Grosso do Sul. A espécie de peixe considerada carnívora pode ser encontrada com facilidade tanto na Amazônia como nas bacias que banham o nosso pantanal. Se destacam pelo seu sabor forte e exótico.