Região Nordeste

A culinária nordestina foi diretamente influenciada pelos fatores socioeconômicos da região. Os pratos possuem características da culinária portuguesa, conhecida durante o período colonial; da cultura africana, absorvida na época da escravidão; e da comida indígena, herança da população nativa. As receitas levam, em geral, vegetais, carne bovina e caprina, peixes e frutos do mar. Devido ao bioma da caatinga, os pratos adquiriram um sabor forte, apimentado e com alto teor calórico.


Cuscuz: É um prato berbere originário do Magrebe (região do noroeste do continente africano). Consiste num preparado de sêmola de cereais, principalmente o trigo, quando a sêmola é amassada à mão com um pouco de água até se transformar em pequenos grãos que devem ser cozidos no vapor numa cuscuzeira e servidos com um molho que pode ter sido feito na parte inferior da cuscuzeira.




Baião de Doisé um prato típico da região Nordeste Consiste num preparado de arroz e feijão, de preferência o feijão verde ou feijão novo. É frequente adicionar-se queijo coalhoO baião, por ser uma mistura de dois elementos da culinária brasileira apreciados e de fácil acesso, o arroz e o feijão, é muito comum em áreas rurais.


Acarajé: Uma especialidade gastronômica das culinárias africanas e afro-brasileira. Trata-se de um bolinho feito de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, e frito em azeite de dendê. Na Bahia, é servido com pimenta, camarão seco, caruru e vatapá, sendo relativamente comum a adição de vinagrete.



VatapáÉ um prato típico das cozinhas nordestina e nortista e é marca da influência da população negra nessas regiões. Serve como um acompanhamento do acarajéO seu preparo pode incluir pão molhado ou farinha de rosca, fubá, gengibrecravo, castanha de caju, cebola, alho, tomate.  A sua consistência é cremosa.