Região Nordeste
A culinária nordestina foi diretamente influenciada pelos fatores socioeconômicos da região. Os pratos possuem características da culinária portuguesa, conhecida durante o período colonial; da cultura africana, absorvida na época da escravidão; e da comida indígena, herança da população nativa. As receitas levam, em geral, vegetais, carne bovina e caprina, peixes e frutos do mar. Devido ao bioma da caatinga, os pratos adquiriram um sabor forte, apimentado e com alto teor calórico.
Acarajé: Uma especialidade gastronômica das culinárias africanas e afro-brasileira. Trata-se de um bolinho feito de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, e frito em azeite de dendê. Na Bahia, é servido com pimenta, camarão seco, caruru e vatapá, sendo relativamente comum a adição de vinagrete.
Vatapá: É um prato típico das cozinhas nordestina e nortista e é marca da influência da população negra nessas regiões. Serve como um acompanhamento do acarajé. O seu preparo pode incluir pão molhado ou farinha de rosca, fubá, gengibre, cravo, castanha de caju, cebola, alho, tomate. A sua consistência é cremosa.