Região Sul

Influenciadas por países como Argentina, Paraguai, Uruguai, Alemanha e Itália, as comidas do Sul do Brasil proporcionam experiências gastronômicas deliciosas e inesquecíveis. Com a imigração, muitos descendentes de italianos se instalaram em colônias na região,  foram os responsáveis por disseminar pratos como a polenta, frango (galeto al primo canto), massas (como a sopa de capelleti), embutidos e bebidas como o vinho.


Polenta: Tem origem na região norte da Itália. Era feita principalmente de farinha de aveia, mas podiam ser utilizadas farinhas de outros cereais como o trigoPode ser servida mole, dura, grelhada ou frita. Pode ser recheada com uma miríade de molhos ou outros ingredientes, acrescentados enquanto ela ainda está mole.


Matambre: O matambre é uma peça de carne bovína que fica entre a costela e o couro do animal, também conhecida por ponta de agulha e costilhar. A origem do nome está nos colonizadores espanhóis, que lhe chamavam "mata hambre", ou seja, "mata a fome". 



Tainha RecheadaConsiderado um prato icônico do Costão, e que acaba por promover o encontro da praia com a Serra Catarinense. Isso porque no seu preparo, o recheio é criado a partir da mistura da própria ova da tainha com o pinhão, destaque da gastronomia de cidades serranas como Lages e São Joaquim.


Arroz Carreteiro: É feito de arroz ao qual se adiciona carne bovina bem picada e refogada, carne-seca ou carne de sol desfiada ou picada, às vezes linguiça em pedaços, refogados em bastante gordura, com alho, cebola, tomate e cheiro-verde.